Todo dia escutamos que devemos cuidar da alimentação dos bebês, que não devemos oferecer doce, que não devemos oferecer refrigerante... mas você sabe realmente, o porquê desse cuidado?  Porque as crianças têm que ter uma alimentação mais saudável?
     A formação do que chamamos de memória metabólica, se inicia desde quando nossos pequenos estão no útero materno, até o término da fase lactente, isso quer dizer, até os 2 anos de idade.  Fatores nutricionais e metabólicos, em fases iniciais do desenvolvimento, influenciam na programação (Em termos mais técnicos, programming) da saúde na vida adulta. O que ocorre, é realmente um ajuste fisiológico ocasionado por um estímulo durante esse período tão sensível, com conseqüências a longo prazo.
     Um exemplo importante de programming  é a relação que existe entre as más práticas de alimentação no primeiro ano de vida e o desenvolvimento futuro de obesidade.
     É incrível pensarmos que o que a mãe ingere na gestação, e o que é ofertado para aquela criança até os 2 anos de vida, podem influenciar na facilidade de ganho de peso dela na vida adulta. Mas é realmente o que vem sendo cada vez mais estudado e mais evidenciado. Por isso, é tão importante e essencial o cuidado com a alimentação desde a gestação até os 2 anos de idade.
     Então vamos colocar a mão na massa para conseguirmos no meio da rotina do dia a dia, priorizar a alimentação saudável dos nossos pequenos, que com certeza, vai valer a pena para vida adulta deles.